Santa Maria pode ter dois possíveis casos de reinfecção do coronavírus. Um homem de 40 anos, enfermeiro, que trabalha em uma instituição de saúde da cidade, testou positivo para a Covid-19 duas vezes: a primeira em abril e a segunda em setembro. Em ambas as situações, ele fez os exames RT (PCR), que detecta a presença ativa do vírus na pessoa. Neste procedimento, é coletada secreção do nariz do paciente. Além dele, uma mulher de 35 anos está na mesma situação.
Farmácia abre 12 vagas de emprego em Santa Maria
O homem, que pediu para não ser identificado, relata que, no dia 10 deste mês, sentiu alguns sintomas gripais, como espirro e coriza. No dia seguinte, o alerta veio com a perda do olfato e paladar. Durante o sábado, decidiu fazer um novo PCR, que apontou novamente a presença do coronavírus. Como é asmático, procurou o pneumologista, que o encaminhou para realizar exames laboratoriais. Como os resultados não acusaram nada grave, não foram necessárias internação e medicação mais específica. O enfermeiro está em isolamento na sua residência e dispensado do trabalho.
Entre a primeira e a suposta segunda infecção, o enfermeiro realizou um novo exame, o sorológico (para atestar a presença ou não de anticorpos no sangue), que deu negativo. Como é casado, ele relata que a esposa também fez o exame PCR em abril, que deu negativo, embora os sintomas nela tenham sido um pouco mais fortes.
Agora, em setembro, a esposa fez nova coleta de secreções para um teste PCR e testou positivo.
Santa Maria confirma mais quatro óbitos com diagnóstico de Covid-19
OUTRA OCORRÊNCIA
A prefeitura recebeu notificação de outro possível caso de reinfecção. Uma mulher de 35 anos também teve resultado positivo duas vezes para a Covid-19, em um intervalo de dois meses. A primeira testagem positiva foi em 16 de abril, e a segunda, em 19 de junho. Na primeira vez, a paciente teve dor de cabeça, dor de garganta e perda do paladar, mas sem ocorrência de febre. Em junho, voltou a apresentar sintomas e refez o teste molecular (PCR).
Sobre a possível reinfecção da mulher, a prefeitura, por meio da Vigilância Epidemiológica, informou que o caso já foi comunicado ao governo do Estado. Também foi solicitada uma parte da amostra do exame que fica nos laboratórios para uma análise mais criteriosa. O Executivo municipal diz ainda que os possíveis casos de reinfecção de Covid-19 são recentes. Por isso, é necessário mais tempo para análise.
Santa Maria tem três lares de idosos com surto de Covid-19
ALERTA
A infectologista Jane Costa confirma que é possível a reinfecção, mas chama a atenção que estão valorizando muito alguns aspectos da doença em detrimento de outros. Sinais de síndromes gripais como coriza, febre e quadro respiratório são importantes, mas representam apenas 20% dos sintomas do coronavírus.
Jane destaca que é fundamental ficar alerta para alterações como perda de olfato e paladar, dores pelo corpo, dor de cabeça e quadros de diarreia, além de alteração de comportamentos. Para a infectologista, os números atuais de casos notificados e suspeitos são o mínimo diante de um contexto mais duro. A médica avalia que o quadro real deve ser multiplicado por 10 ou até 15 vezes.
- A população acredita que a pandemia acabou no final de agosto. Tivemos um pico no dia dos pais, mas vamos ter outros - alerta a médica.